Sobre Rucker Vieira

FOTO CAPA FOLDER CONCURSO

 

Fotógrafo-cineasta pernambucano, nascido na cidade de Bom Conselho, Rucker Vieira (1931-2001), nome de referência do cinema brasileiro, trabalhou na Fundação Joaquim Nabuco, como fotógrafo e cinegrafista, e foi diretor e um dos responsáveis pela criação da Filmoteca na década de 1970 – que no início da década de 1980 deu origem à Cinemateca da Fundaj, nacionalmente conhecida, principalmente pelo seu acervo sobre o Ciclo do Recife e o cinema pernambucano.

Rucker Vieira ficou mais conhecido por ter trabalhado como diretor de fotografia no filme Aruanda (1960), de  Linduarte Noronha, um marco na cinematografia brasileira e pela contribuição aos rumos estéticos do Cinema Novo.

A partir de Aruanda, seu talento foi destacado por cineastas nacionais consagrados, tais como Humberto Mauro (um dos pioneiros do cinema brasileiro), Glauber Rocha, Vladimir Carvalho, Paulo Emílio Salles Gomes, entre outros. Principalmente pelo “modelo” de fotografia inovadora de Rucker Vieira, o filme despertou o interesse da classe cinematográfica e da crítica especializada no Brasil, inclusive no eixo Rio-São Paulo.

Rucker Vieira também dirigiu e roteirizou os documentários A Cabra na Região Semi-Árida (1962) e Olha o Frevo (1970), tendo atuado na fotografia, montagem e cinegrafia de outros títulos importantes, a exemplo de Cajueiro Nordestino (1962), de Linduarte Noronha, Os Homens do Caranguejo (1969), de Ipojuca Pontes, de algumas películas, em 16 e 35mm, realizadas pelos cineastas pernambucanos Fernando Spencer e Fernando Monteiro, e de alguns filmes em Super-8.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s